segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A Escala Evolutiva

A Escala Evolutiva do SwáSthya é o caminho que o aluno traça quando pretende aprimorar sua técnica e seus conhecimentos teóricos, além de ampliar seu envolvimento com a Nossa Cultura e o contato conosco.
Para evoluir na senda do Yôga o aluno deve seguir alguns passos conforme o grau que está pretendendo, que podem incluir leituras, pequenas avaliações, apresentações de coreografia etc, que são ferramentas para possibilitar seu aprofundamento.

Quando o aluno ingressa numa de nossas escolas, ele irá iniciar nas práticas de Pré-Yôga, que é uma fase preparatória, anterior ao Yôga propriamente dito.
Passar para as turmas de SwáSthya Yôga é o primeiro degrau que o aluno deve galgar para iniciar sua trajetória na Escala Evolutiva, e, a partir de então, ele passa a frequentar o ashtánga sádhana, que é a prática completa, integrada por oito modalidades de técnicas.

A prática do SwáSthya Yôga é muito mais aprofundada do que uma aula para Iniciantes: integra em sua estrutura oito feixes de técnicas, e uma variedade maior técnicas corporais, respiratórios, visualizações etc.
A fase de Iniciantes tem a função de ser apenas um preparatório, um reforço prévio da sua estrutura biológica. De fato, o nosso grande tesouro de conhecimento está na prática do ashtánga sádhana.

Quando seu instrutor avaliar que você está apto para passar às tumas de SwáSthya (levando em consideração fatores como frequência nas práticas), ele irá conversar com você e lhe entregar um breve questionário de compreensão do livro pocket "Yôga à sério", que você irá responder em casa e entregar na escola.

Nessa fase, você estará no grau de aspirante, que é o primeiro da Escala Evolutiva.
Se você ainda não ingressou nessas turmas de SwáSthya, mantenha-se motivado para responder o questionário o quanto antes. A prática do ashtánga sádhana é fundamental, profunda, extremamente prazerosa, transformadora.

Ou, nas palavras do Prof. Joris Marengo : "É a nossa dose diária de felicidade instantânea".


ps: Participe deste post, nos contando nos comentários sobre a sua experiência com o ashtánga sádhana (ou sobre a sua expectativa para chegar lá)!

2 comentários:

  1. E depois que já estamos nas turma de SwáSthya, qual é a evolução? Marilia Zanco

    ResponderExcluir
  2. Má, depois que estiver nas turmas de Swásthya, como aluno, você terá a oportunidade de se tornar sádhaka (insígnea amarela), yôgin ou yôginí (laranja), chêla (vermelho) e graduado (lilás). Em breve, colocaremos aqui os requisitos necessários para as próximas etapas, mas você também pode consultar o seu instrutor.
    Beijos

    ResponderExcluir