quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Escala Evolutiva: Sádhaka

Avançando na nossa compreensão sobre os degraus a se galgar na Escala Evolutiva do nosso Método, vamos falar um pouco hoje sobre o grau de sádhaka.
Sádhaka é um termo sânscrito* que significa praticante. Na nossa linhagem, os detentores desse grau caracterizam-se por portar a insígnia de cor amarela.
Esse grau ainda é considerado um estágio inicial, mas nesse ponto o aluno deixa de ser um aspirante e passa, efetivamente, a ser um portador dessa filosofia milenar, já com domínio mínimo de conhecimento técnico e filosófico.
Quando você estiver pronto para tornar-se um sádhaka, seu instrutor conversará com você, e a passagem de grau se dará em um sat chakra, o círculo de mentalização, que acontece pelo menos uma vez por mês em todas as escolas da rede.
Um dos requisitos para tornar-se um sádhaka é a leitura do livro "Quando é Preciso Ser Forte", do Mestre DeRose, e posterior entrevista com seu instrutor ou diretor sobre essa leitura. Esse livro relata toda a trajetória do educador DeRose, desde sua infância, passando pela adolescência, até a sistematização do Yôga Pré-Clássico e todas as barreiras enfrentadas para a disseminação de seu trabalho. É, de fato, uma literatura básica para que o aspirante tenha condições de conhecer melhor aquilo que pratica, e todo caminho que o Mestre DeRose percorreu para manter a chama de seu ideal acesa, permitindo, assim, que essa Cultura chegasse até nós.
Se você ainda não possui a insígnia amarela, procure ler o livro indicado, e todos os outros que chamarem sua atenção. E, como Yôga é uma filosofia prática, pratique com dedicação, mantendo-se assíduo nas suas classes.
A evolução acontecerá naturalmente, a partir de seu interesse e empenho.



*Sânscrito é uma língua morta da Índia Antiga, que influenciou diversos idiomas orientais e ocidentais. A partir dela surgiu, por exemplo, o hindi; da mesma forma que do latim originou-se o português. É a língua que usamos nos termos técnicos do Yôga.

2 comentários:

  1. Determinação, disciplina e perseverança aliadas a naturalidade de deixar as coisas acontecerem na hora e momentos certos nos fazem evoluir na senda do Swásthya Yôga.
    Beijos e abraços coloridos a toda nossa família!!!
    Cris.

    ResponderExcluir
  2. Receber uma insígnia é um misto de felicidade e honra, e é claro um super incentivo para aprendermos mais sobre o metódo. Agradeço a todos os instrutores por conseguir me tornar Sádhaka. Bjs, Veronica

    ResponderExcluir