quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Escala Evolutiva - Yôgin/Yôginí

Já explicamos nos posts anteriores no que consiste a Escala Evolutiva do nosso Método, falando um pouco sobre o grau de aspirante e de sádhaka. Se você já conhece esses conceitos, podemos prosseguir, agora falando um pouco sobre o grau subsequente.

O grau de yôgin ou de yôginí (no feminino) significa praticante de Yôga. Esse grau pode ser conquistado após um ano de permanência no grau de sádhaka, embora esse tempo possa ser reduzido para os alunos que cursam a formação profissional.
Aquele que porta esse grau caracteriza-se pela utilização da insígnia alaranjada, e já possui um nível intermediário nas técnicas e no conhecimento da filosofia. É alguém que está bem identificado com as propostas da Nossa Cultura.
Quando seu instrutor julgar que é o momento para que você passe para esse Estágio, irá orientá-lo quanto aos requisitos comportamentais, práticos e teóricos.
Dentre os requisitos teóricos, estão a entrega do questionário do livro "Yôga, Mito e Verdades", do Mestre DeRose, respondido nos níveis I, II e III, mediante consulta; e resposta sem consulta ao questionário de dez aulas do livro "Programa do Curso Básico", do mesmo autor (a média para aprovação é 7).


Um requisito prático bastante relevante para a conquista desse grau é a apresentação em sat chakra de uma coreografia de SwáSthya Yôga, com a duração de 3 a 5 minutos.
O preparo da coreografia é um período muito prazeroso, de muito aprendizado e treino. Uma vez criada, a sua coreografia pode tornar-se a sua prática pessoal e, além disso, pode ser um estímulo para que você aprimore cada vez mais a execução das técnicas corporais.

Você já montou sua coreografia?
Que tal pensar nisso?

E, se já montou, no que pode aprimorá-la?

Um comentário: